Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Como montar uma boutique de bolsas femininas para ganhar dinheiro


Lojas de acessórios femininos sempre são uma boa pedida para investimento e por isso, montar uma boutique de bolsas femininas pode ser lucrativo.

Mesmo com uma alta concorrência de mercado, são as mulheres que formam a maior parcela de compradores de produtos de vestuário e acessórios, sendo os mais vendidos bolsas e sapatos.
As brasileiras são consumidoras natas e investir no setor de moda é sempre uma boa ideia. Roupas e cosméticos vendem bastante, mas acessórios também estão entre os itens femininos mais vendidos relacionados à moda e beleza.  E dentro deste segmento, podemos enxergar ainda um nicho que pode ser uma ótima fonte de renda, que é a venda de bolsas femininas em boutiques. Caso você goste de investir neste modelo de empreendimento, veja a seguir algumas sugestões que podem ser interessantes.

Plano de negócios

O primeiro passo que indicamos para o empresário é que para montar uma boutique de bolsas femininas e lucrar com o novo empreendimento é preciso primeiramente traçar um plano de negócios. Este documento vai te ajudar a visualizar melhor as possibilidades, bem como auxiliar o empresário a conseguir um financiamento, caso este não tenha em mãos o capital inicial necessário para abrir seu novo negócio.
Um erro muito comum entre os novos empresários é justamente não planejar o seu empreendimento. Por causa disso é que muitos dos novos negócios que surgem no país não duram mais que um ano. Apesar do mercado de acessórios femininos ser um dos que mais vendem, é preciso que você tenha planejado tudo em mínimos detalhes, para assim, aumentar as chances de ter um empreendimento de sucesso.
Veja como montar um Plano de negócio.

Público alvo da boutique de bolsas femininas

Primeiro, é preciso saber o que diferencia uma boutique de uma loja normal. A resposta é simples: luxo. Uma boutique é uma loja, mas que é voltada para a venda de itens mais específicos. Estas vendem, em sua maioria, objetos de marcas seletas ou de grife, que não são vendidas em lojas populares. O espaço é mais requintado e tais lojas se voltam para um público especial: mulheres que apreciam luxo e beleza.
Quando falamos em uma boutique de bolsas femininas estamos falando basicamente de vender para mulheres de classe média alta para cima. Estas podem ser de adolescentes até mulheres 50 anos ou senhoras, não existindo uma faixa etária firme neste ramo de negócio, mas é fato que ele é voltado para quem tem maior poder aquisitivo. Este público é bem exigente e precisa sempre de variedade  e novidade. Investindo em produtos de qualidade e na diversidade, com certeza, muitas mulheres serão clientes constantes em sua boutique.
Uma cidade que é campeã em números de boutiques de luxo é São Paulo, com uma avenida inteira destas lojas, semelhante a cidades como Nova York, Paris, Los Angeles e Londres. Por aqui o modelo ainda é novo, mas já possui alta vendagem e atrai uma boa gama de mulheres consumidoras de acessórios de luxo.

Concorrência de uma boutique de bolsas femininas

Em algumas cidades, este modelo de loja é bem conhecido e apreciado como São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Nas demais cidades, há um grande nicho a ser explorado. Em João Pessoa, por exemplo, o modelo ainda não existe, em Natal ainda está em planejamento e em Recife, há poucas e seletas boutiques de produtos femininos.
O ideal é que estude com cautela o caso da cidade na qual você planeja implementar o novo negócio. Avalie o público alvo, veja se há espaço e qual o poder aquisitivo da população local para compra e assim, você saberá se vale a pena ou não o investimento.

Localização ideal

Na hora de escolher o local onde será montada a sua boutique de bolsas para mulheres tenha bastante calma. Escolha um local onde além de movimento, tenha outras lojas que vendem produtos para este mesmo público alvo, como por exemplo, lojas de roupas.
Outra opção de onde pode ser aberta a sua boutique é no shopping. Porém, o aluguel pode ser até 10 vezes mais caro do que alugar outro espaço que fique fora do shopping. Além do aluguel, você também precisará pagar outras taxas em relação a esta localização. Então, antes de montar sua boutique dentro do shopping pense bem se sem o capital necessário e planeje, já que o seu faturamento mensal pode não compensar seus gastos.

Estrutura básica para montar uma boutique

Após a escolha do local é preciso investir em uma decoração que transmita o seu negócio, ou seja, a decoração do ambiente dirá o padrão de sua boutique. Com isso, tome bastante cuidado neste momento, pois este é um dos atrativos para o público de classe média alta.
O espaço é uma loja e deve mostrar vitrines amplas com os itens de forma a poderem ser provados. Deve haver um estoque trancado, já que os produtos são de alto valor de compra e é melhor prevenir contra pequenos furtos, deixando apenas uma unidade de cada produto à mostra.
Ter um banheiro pode ser um bom diferencial de sua loja, já que a maioria não traz este item. Outra dica ter é espelhos amplos dispostos como uma caixa para que o cliente se veja em todos os ângulos usando o produto. Uma copa para servir café, chá e até espumante a suas clientes e alguns doces e salgados também pode ser diferencial no serviço. E jamais se esqueça: assentos, podendo estes ser: puffs, cadeiras, poltronas, ou outros itens, como sua criatividade e bolso exigirem.

Funcionários de uma boutique de bolsas femininas

boutique de bolsas femininas deve conter apenas alguns funcionários, de acordo com a necessidade do empreendimento. Porém, normalmente uma boutique de bolsas não possui mais que cinco funcionários. Este número inclui vendedores e também alguém que seja qualificado para cuidar da parte financeira. Um contador deve ser contratado eventualmente, não sendo necessário um profissional permanente no local.

Documentos necessários para abrir uma boutique de bolsas

Após definir espaço e corpo de funcionários, o empresário deverá se legalizar. Para isso, basta ir com todos os documentos necessários até a junta comercial e se registrar, não sem antes procurar o registro na Receita Federal paraa ter um CNPJ. Além deste processo, é preciso ainda fazer o registro do empreendimento nos Bombeiros e na vigilância sanitária, importantes para ambientes comerciais e obrigatórios, com pagamento de taxas anuais. Depois de sua legalização, a boutique já pode possuir uma conta bancária e até mesmo conseguir algum financiamento e usar cartão de crédito em nome da empresa.
O CNPJ é importante também na compra dos produtos para venda. Empresas que compram em grande quantidade recebem descontos e comprar com nota fiscal em nome de um estabelecimento comercial é vantajoso para o vendedor, que pode ainda baixar o preço e oferecer promoções.

Capital inicial para investimento

O valor inicial para montar uma boutique de bolsas femininas é de aproximadamente R$ 90 mil. Neste valor já estão incluídos, além da compra do estoque de bolsas, a montagem da estrutura da boutique, a decoração dentre outras necessidades iniciais do empreendimento.

Onde comprar as bolsas para revenda

Este é um dos pontos mais importantes para o empresário. Onde fazer a compra dos itens? Em fontes diversas como outras lojas, ou o melhor: direto do fabricante. Você, como pessoa jurídica legalizada, pode entrar em contato com as grifes de luxo e pedir para ser um revendedor oficial e seguir o passo a passo indicado pelas mesmas.
bolsa colorida, ideal para ir ao cinema.
Material
• Algodão preto
• Linha de seda
• Zíper
MedidasBolsa Colorida • 33 cm x 33 cm e dois círculos com 11 cm de diâmetro
• Duas alças de 33 cm x 2 cm de largura
Como fazer
Borde todo o tecido com ponto cheio formando listras bemcoloridas. Para montar a bolsa, costure o tecido maior ao redor dos círculos. Prenda as alças, centralizando-as e em seguida o zíper preto.
— — — — —

Uma bolsa charmosa para usar em festas de casamento.
MaterialBolsa para Casamentos
• Seda pura vermelha
• Renda preta com barrado
• Cetim para forro
• Manta acrílica
• Alças de metal
Medida
• 31 cm x 20 cm
Como fazer
A bolsa é como saquinho franzido. Recorte o tecido vermelho com aproximadamente 50 cm e faça 5 cm de barra para cada lado. Recorte a renda com 40 cm. Coloque um sobre o outro, costure as laterais, pregue o forro e a manta acrílica (deixando 8 cm de sobra de tecido vermelho de cada lado). Dobre ao meio. A aproximadamente 6 cm da borda superior, faça um passante e enfie a tira de metal que faz a sustentação da alça também de metal. Faça duas flores com as tiras dos dois tecidos e prenda-as na frente da bolsa. Atenção: a largura da alça vai determinar o tamanho do franzido da bolsa.

Material

• Tecido de algodão em duas cores (para o lado externo e o forro)
• Linha de seda
• Fundo de plástico duro com cantos arredondados de 36 cm x 6 cm.


Medida
• 30 cm x 38 cm
Bolsa Prática

Como fazer

Forre o plástico que será o fundo da bolsa com o tecido que ficará do lado externo. Reserve. Corte quatro patês iguais (duas no tecido principal e duas no forro) com as seguintes medidas: 32 cm x 40 cm (corpo), com dois prolongamentos (um de cada lado) de 44 cm x 11 cm (alças). Borde em ponto cheio o contorno de flores, borboletas, galhos e folhas no tecido que será a frente da bolsa. Costure este tecido com o forro. Faça o mesmo para a parte de trás. Depois, costure as duas metades da bolsa (frente e costas) pelas laterais do corpo e das alças. Emende as alças na parte superior. Costure o corpo ao fundo. Prenda duas tirinhas do próprio tecido de cada lado da abertura da bolsa, para fechá-la com um lacinho.

Material

• Tecido de tapeçaria
• Cetim para forro
• Alça de madeira
• Cordão trançado de corda
• Mini-miçangas e paetês em tons de verde, bege e marrom


Medida
• 35 cm x 26 cm
Bolsa de Tapeçaria

Como fazer

Corte no tecido principal e no forro dois grandes retângulos com 54 cm x 37 cm. Borde sobre algumas folhas das palmeiras do tecido de tapeçaria miçangas sobre paetês verdes. Para realçar as partes beges, faça bordados com paetês bege e miçangas marrons. Coloque o cetim sobre o avesso do tecido principal já bordado e costure um ao outro à volta toda. Dobre ao meio e costure as laterais. Faça uma barra de 2 cm para dentro na parte superior prenda o zíper que fechará a bolsa. Passe o cordão pelos orifícios das alças e prenda-o com pontos à mão na barra superior da bolsa.




←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: