Inicio »
» Principais perguntas de uma Entrevista de emprego
Por trás de cada pergunta de entrevista existe outra pergunta e outro teste à sua capacidade de processar questão atrás de questão sem se afundar. É importante saber porque é que o entrevistador está a fazer uma pergunta específica. O que é que ele quer saber exatamente?
Aqui ficam algumas perguntas de entrevista tipo, identificando o que a empresa pretende exatamente saber e como deve ser a sua resposta.
PERGUNTA 1
- Indique uma altura em que teve de planear e coordenar um projeto desde o início até ao final. (Pergunta real - Como se comportou no passado?)
Prepare um discurso elaborado para as suas experiências do passado, tendo em atenção que deve realçar os seus pontos fortes e desvalorizar os seus pontos fracos. Procure passar a mensagem de ser um jogador de equipa e de funcionar bem em ambientes multidisciplinares. Escolha um projeto que tenha decorrido particularmente bem em termos de prazos e objetivos concretizados. Se teve um papel de liderança e coordenação do projeto, refira esse ponto importante.
PERGUNTA 2
- Qual é a sua expectativa salarial? (Pergunta real - A nossa empresa tem dinheiro para o contratar?)
Refira que necessita de mais informação acerca do cargo e das responsabilidades que vêm agregadas, antes de começar a discutir as questões salariais. Pergunte até onde a empresa pode ir com a questão salarial.
PERGUNTA 3
- Como é que se preparou para esta entrevista? (Pergunta real - Preocupou-se em pesquisar mais acerca desta empresa ou apenas apareceu aqui do nada?)
Diga que quando descobriu o cargo publicitado (refira onde viu), ficou imediatamente interessado. Procurou e investigou o site oficial da empresa, a sua missão e viu a biografia dos fundadores e administradores, tendo ficado impressionado. Quando a entrevista foi marcada, procurou falar com conhecidos na indústria e espera conhecer mais acerca da mesma durante o decorrer da entrevista.
PERGUNTA 4
- Como é que se mantém informado acerca da sua função e das indústrias onde trabalha? (Pergunta real - Quando o contratarmos, vai continuar a aprender e a crescer, mantendo-se motivado?)
Diga que tem orgulho na sua capacidade de se manter no topo da informação relativamente às notícias, eventos e direções que a indústria a que pertence toma. Refira as publicações que costuma ler, as áreas específicas da impressa que lhe interessam e os conhecimentos que tem dentro da indústria. Refira as formações e seminários que costuma frequentar e qual o objectivo dessas presenças.
PERGUNTA 5
- Há quanto tempo procura emprego? (Pergunta real - qual é exatamente o seu problema que fez com que as empresas não o contratassem?)
O ideal será dizer que aproveitou a oportunidade que teve (após sair da empresa onde estava) para examinar os objetivos para a carreira e o sentido que queria dar à sua vida. Apenas começou a procurar emprego ativamente nas últimas semanas e apenas está a concorrer às posições que lhe parecem importante para esta fase da carreira e esta empresa proporciona exatamente isso.
PERGUNTA 6
- Em que altura ficou mais satisfeito com a carreira? (Pergunta real - O que o motiva e desmotiva no trabalho?)
Refira uma empresa onde tenha encontrado um excelente espírito de equipa, com muita camaradagem, que tenha contribuído para realizar algo interessante e que o tenha obrigado a crescer enquanto profissional e enquanto pessoa. É um ambiente desses que procura novamente.
PERGUNTA 7
- Nós esperamos que os gestores de projeto trabalhem mais de 8 horas por dia, tem algum problema com isso? (Pergunta real - É um viciado em trabalho que precisa de equilíbrio na vida?)
Mencione que não tem qualquer problema em trabalhar mais horas do que o necessário, que já trabalhou 12 ou 14 horas por dia. No entanto, aquilo que aprendeu no passado é que se esforça por trabalhar melhor, com maior eficiência, o que não significa necessariamente mais horas por dia. O seu objectivo é concluir o trabalho, dê por onde der, da forma mais eficaz que encontrar.
PERGUNTA 8
- Que tipos de pessoas tem dificuldade em trabalhar? (Pergunta real - capacidade de ser flexível em ambientes diversificados?)
Refira que já trabalhou com homens e mulheres de diferentes passados com diferentes culturas e que a única dificuldade séria foi com pessoas desonestas. Dê exemplos práticos de uma situação dessas e da forma como afetou toda a equipa ou o projeto. Se conseguiu modificar o comportamento dessa pessoa, isso será excelente e um ponto forte a referir na entrevista.
PERGUNTA 9
- Porque quer este cargo? (Pergunta real - Está à procura de qualquer coisa no mercado de trabalho, ou sabe o que quer?)
Refira que tem sido muito cuidadoso com as empresas que escolheu para se candidatar e quando viu este cargo achou que era o indicado. Depois mencione o que pode dar à empresa (anos de experiência, conhecimento da indústria, capacidade de comunicação e de estabelecer parcerias interessantes com clientes e fornecedores). Além disso, a sua flexibilidade e capacidade de trabalho e organização, fazem com que seja o homem certo no lugar certo.
PERGUNTA 10
- Nós estamos preparados para fazer uma oferta. Está preparado para aceitá-la hoje? (Pergunta real - Nós não queremos que se vá embora e mude de ideias. Estamos interessados em si)
Diga que, baseado da sua investigação e na informação que recolheu durante a entrevista, está preparado para considerar a ofertam mas que tem uma regra de não tomar qualquer decisão que influencie largamente a sua vida durante as próximas 24 horas. No entanto, dará a sua resposta no dia seguinte sem falta.
Não existe forma de conhecermos exatamente quais as perguntas de entrevista a que vamos estar sujeitos, mas podemos preparar-nos para aquelas questões que achamos que podem preocupar a empresa e a pessoa que nos irá entrevistar.
0 comentários:
Postar um comentário