Quando pensamos em planejamentos a primeira palavra que remete a nossa mente é “MUDANÇA” e “INOVAÇÃO”. É o momento que estamos cheios de expectativas e sonhos.
Pensamos em mudar nossos hábitos, nosso estilo de vida, ter mais saúde, mais dinheiro, reformar a casa, comprar móveis novos ou dar um novo visual na casa, entre outros.
O que acontece é que muitas vezes já logo no começo somos surpreendidos nos frustramos por não ter condições financeiras para realizar pequenos sonhos como: ampliar um cômodo na casa, dar uma nova pintura na casa ou então reformar alguns móveis já com algumas áreas danificadas ou com as pinturas desgastas.
Pensando nisso o Blog Educar Finanças vasculhou a nossa rede mundial de computadores e hoje uma dica super interessante que vai ajudar muito na hora de planejar suas metas anuais.
Vamos lá…
1º – Passo: Elaboração do planejamento
Elabore juntamente com sua família um plano de metas para o ano. Procure listar metas específicas, mensuráveis e atingíveis, ou seja, que tenham condições de serem realizados durante o ano. Para facilitar o seu planejamento coloque os valores desses objetivos.
Ex: Reforma da casa – 10.000,00 ou pintura nova na casa – 5.000,00; compra de móveis novos – 15.000,00 ou comprar um carro zero – 35.000,00.
Para compreender melhor como saber se uma meta é mensurável e atingível utilize o conceito de metas SMART:
METAS SMART o que é isso?
É um conceito inglês muito utilizado no campo empresarial para realizar grandes planos. Pode ser aplicado também na sua vida pessoal. O conceito de Metas SMART auxilia você a planejar metas objetivas e alcançáveis. Faz como que você analise de formar e flexiva os objetivos que se prentende alcançar durante o ano. Utilizando o conceito o SMART no seu plano de metas, você planejará suas metas e objetivos baseandos-as seguintes pilares: Específico, Mensurável, Antigível ou alcançável, Relevante e Temporal.
Metas Específicas: Estas metas contêm detalhes específicos sobre o que está a tentar alcançar. Ex.: Chegar ao meu primeiro milhão, cursar uma pós-graduação em gestão de pessoas, comprar o carro, reformar a casa, entre outras.
Metas Mensuráveis: É muito importante que a suas metas sejam mensuráveis. Lembre-se você não pode administrar o que não é medido ou palpável. Portanto, em vez de dizer vou reformar minha casa ou comprar um carro, mensure-a.
Ex.: Vou investir 10.000,00 na reforma de minha casa, vou comprar um carro de 30.000,00, vou comprar um notebook de 2.000,00, etc.
Metas Atingíveis ou Alcançáveis: As suas metas devem ser desafiantes, mas possíveis de alcançar. Não estabeleça metas que não terão a menor possibilidade de ter sucesso. Não se comprometa a alcançar uma meta impossível. Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desânimo e desistência. Isso só levará a desilusões e terá um impacto negativo na sua auto-estima.
Metas Relevantes: As suas metas devem ser relevantes. Se as suas metas não o levam mais perto do que quer alcançar, não faz sentido estabelecê-las. A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao seu propósito de vida, aos seus valores, a algo que o realiza, quando faz uso dos seus dons singulares. Procure traçar metas que o levem a um sentimento de realização. A sensação de meta alcançada compensa qualquer preço pelo caminho percorrido.
Metas Temporáveis: Finalmente, as suas metas têm que ser alcançadas dentro de um período de tempo específico. Pegue em qualquer um dos exemplos acima mencionados e adicione a palavra até, seguido por uma hora, de um dia, de um mês e de um ano específico.
Lembre-se de que sua meta deve ser desafiante, mas tem que ser alcançável, de forma que não se deve estabelecer um prazo de tempo que saiba que não poderá cumprir. Portanto, toda meta deve, ter um prazo para ser alcançada.
Orientação:
Faça uma lista com as 07 ou 10 metas SMART que quer realizar, mantenha o foco durante todo o ano em cumprir somente as metas listadas.
Após organizá-las no papel, coloque-as em locais estratégicos da casa ou do escritório que estimulem a você lembrar dia-a-dia de cada uma delas.
2º Passo: Colocando a mão na massa:
Para colocar em prática as metas listadas acima é necessário primeiramente:
- Organizar o tempo – Planejar/organizar o tempo é indispensável para obtenção de resultados e sucesso. Compre uma agenda e comece a anotar seus compromissos, reuniões, eventos, dias de folga. Esse exercício lhe propiciará uma visão ampliada sobre como você administra seu tempo, podendo assim a cada dia potencializar seu desempenho.
- Realizar em bom planejamento financeiro – é fundamental para manter o equilibrio das finanças . Eles motivaram e nortearam sua vida propiciando o equilíbrio entre a saúde física e mental e a saúde financeira. Para saber mais sobre os 05 princípios de sucesso.
- Manter disciplina financeira – A disciplina financeira é o fio condutor para obter sucesso nas metas planejadas.
Se quiser conhecer mais sobre como montar um negócio online entre em contato que nós ajudaremos com certeza :)

0 comentários:
Postar um comentário