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sexta-feira, 12 de abril de 2013

E-mail marketing: o que comunicar para seus clientes?





como comunicar para seus clientes



Você está pensando em trabalhar com e-mail marketing e não sabe como começar?Listamos alguns assuntos que conferimos no Templateria e que podem ser interessantes para os seus clientes, dependendo de qual for o seu segmento e objetivo.
1. Comunicados: Desde simples avisos sobre mudanças de telefone, endereço e horários de atendimento da empresa até notícias de maior impacto como a comunicação de novos gestores, novos negócios, novas oportunidades, aquisições e fusões, etc. A ideia é manter seus stakeholders por dentro do que acontece de relevante no dia-a-dia da empresa.
2. Press-releases: Há empresas que mantêm um mailing com contatos de jornalistas e editores de jornais, revistas e portais online e enviam um e-mail marketing sempre que há conteúdo relevante a ser divulgado.
3. Follow up e-mail: Geralmente, empresas que utilizam um CRM para organizar seus clientes e prospects podem configurar uma rotina de ações que visam à conversão, desde o primeiro contato até o envio de proposta comercial. Alguns dias após o primeiro contato e/ou envio da proposta comercial, é possível agendar o envio de um e-mail follow-up para reforçar suas intenções com o contato, quer seja o agradecimento pelo encontro em uma reunião ou o lembrete de que você está à disposição para negociar a proposta comercial.
4. Propostas Comerciais: O próprio documento da proposta comercial pode ser formatado em HTML e enviado no corpo do e-mail. Esse procedimento facilita o aceite da proposta pelo destinatário e documenta o fato através do registro do clique no link de aceite.
5. Boas-vindas ao funcionário: Nem sempre o e-mail marketing só serve a propósitos externos à empresa. Um novo funcionário pode receber as boas-vindas em um e-mail que registra tudo o que será importante em seu dia-a-dia de trabalho: dados de acesso à Intranet, procedimentos internos, links úteis, contatos de gestores e pessoal do RH etc.
6. Newsletter Interna: Médias e grandes empresas deveriam incluir o e-mailmarketing em suas ações de endomarketing para manter seus colaboradores informados e engajados. É possível divulgar, com facilidade, de comunicados internos a programas motivacionais.
7. Welcome e-mail: Dê as boas-vindas ao usuário que acabou de criar uma conta em seu site, de se cadastrar para receber seus e-mails ou que fez a primeira compra em sua loja. O e-mail de boas-vindas é uma ótima oportunidade para apresentar melhor seus produtos e serviços.
8. Inatividade: Mesmo quando as pessoas parecem estar distantes, não interagindo mais com seus e-mails ou já há algum tempo sem realizar uma compra, é apropriado enviar uma mensagem questionando se ainda há interesse do destinatário em fazer parte de seu mailing ou até oferecendo um desconto em uma próxima compra, nos casos do sites de e-commerce.
9. Feedback: Colher feedback das pessoas é importante para validar seu negócio, reavaliar as estratégias, saber se as pessoas sentem falta de algo.
10. Aniversário: Pode ser o aniversário de nascimento do seu destinatário, o aniversário de relacionamento (desde a criação da conta, desde a primeira compra etc) e até do opt-in.
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